culturaredeaan@gmail.com




Cadastre-se para vender sua obra

sábado, 23 de agosto de 2008

PINTURA VERNACULAR


Uma ação poética “vernacular” e paradoxal .
*Demétrius Cotta


Existe um consenso de crítica que sublinha a ausência de pretensões intelectuais sobre o ponto de vista estético/teórico (dos praticantes do primitivismo) como forma de categoria pictórica.
Já em relação ao movimento primitivista e aos valores que uma de suas vertentes defende especificamente a do “Fifth State”, que aproxima à visão do Erlei Pereira, ou seja; a valoração da forma de viver de maneira “integral” e pré-industrial – não pré-agrícola – defendida por David Watson . Neste particular o “Fifth” está centrado em culturas tribais e em torno de técnicas de convivência. São pontos que distinguem os trabalhos de Erlei. Seus quadros encontram respaldo nesse pensamento quando evoca influências do sincretismo brasileiro com seu imaginário rico e fecundo de proliferações de formas e cores, cada uma com seu sentido e propósito advindo de antigos ritos e crenças de remanescentes africanos, portugueses e aborígines, guardando resquícios tribais.
O artista meticulosamente percebe isso e intui que deve deixar a composição solta e invadir o espaço do imaginário popular; aproximando das “técnicas de convívio” defendidas por David. Seu olhar se desinibe sobre a condição dos espaços sociais, paradoxalmente ao seu jeito “acanhado” e “retraído”.

Assim como é possível perceber distintos pensadores com posturas diversas, podemos também perceber pintores de vertentes idênticas, pintando diferente. Desta maneira seria inadequado falar de um primitivismo, e sim de uma gama variada desse complexo.

O grande lance da pintura de Erlei é exatamente este: - em busca da condição ideal de convívio, o artista celebra seu modo poético, sua cultura vernacular e sua tentativa em ser acessível. Além de nos brindar com seu escrúpulo arredio à ausência de um espirituoso sistema pictórico elaborado; saudando as deformações e justaposições de sutis meios tons aéreos, muito além do que é ingênuo e sim, intencional em sua obra.
Um ‘erudito’ da arquitetura vernacular pictórica !!!!


*Demétrius Cotta – Sete Lagoas/MG
Artista Plástico e Comunicador Social
www.redeaan.blogspot.com




Nenhum comentário:

Cadastre-se para vender sua obra

ARTYCOK / EUROPA CENTRAL

ARTYCOK

Londres / Cercado por Praças /
Tanto Dave Hullfish Nils Norman Bailey e construir elaboradas instalações escultóricas.

Berlin / Lari Pittman /
Lari Pittman pinturas de assumir formas complexas e entrelaçadas. Em seu estilo narrativo, suas obras retratam sistemas únicos e hierarquias.

Belgrado / VIDEOGRAPHY Žaneta Vangeli '/
Žaneta Vangeli é um artista conceitual, mas também um artista fortemente refletindo sobre a realidade ".

Praga / Georg Baselitz /
O Georg Baselitz / Pinturas 1960 -2008 apresenta uma visão geral ao longo da vida da produção pictórica da Baselitz.

Bratislava / Multiplace 2009 - Play Culturas /
Rede Cultura Festival 2009.

Budapest / Poema sobre nada /
A noção de nada, é abordado por diferentes culturas e da ciência em uma grande variedade de formas .


palestras:
Áustria / GELITIN /
Uma oportunidade excepcional para ver uma apresentação de Florian Reither, um membro do grupo austríaco de arte GELITIN.

Audiovisual:
República Tcheca / HaCan /
A selecção de trabalhos do fotógrafo estão garantidos para ser tão delicioso olhar para o presente como será no futuro.

Projetos de Arte:
produtores Polónia / Quarto /
The Producers quarto são as pessoas criar e produzir música a partir de seus quartos. Eles formam uma parte significativa da comunidade DIY.

EXTRA:
Eslováquia / Tamara Moyzes /
Tamara Moyzes não pretende ser excessivamente acadêmico em seu trabalho - a sua arte é pura imaginação. Ela não se pronuncia sobre a realidade da distância, ela entra para a direita no centro de tudo o que está acontecendo agora.

VIK MUNIZ

Não é somente Arte é muito mais...